domingo, 12 de fevereiro de 2012

VERDURAS - HORTALIÇAS - LEGUMES - CEREAIS



Pepinos e abóboras

Este grupo de vegetais, caracterizado por sua pele grossa e pela grande quantidade de sementes, não é tão nutritivo quanto os outros. Os pepinos, por exemplo, são formados por 96% de água. As abóboras têm tamanhos e formatos variados. A abóbora moranga tem uma casca verde escura e uma polpa amarelo-alaranjada. O tipo de abóbora "summer squash" tem uma cor que varia de verde escuro a amarelo.

Lave os pepinos com água fria para remover a camada protetora. Congele os pepinos inteiros em um saco plástico por mais de uma semana.

Escolha abóboras que não tenham mais de 12,5 cm de comprimento. Ela pode ser cozida, frita, recheada ou servida crua.


As abóboras podem ser utilizadas em raviólis, cheesecakes, condimentos e em tortas.

Grãos e sementes

Milho, fava, vagem, quiabo, ervilhas e feijão-da-espanha são da categoria dos grãos e das sementes de vegetais. Estes alimentos são importantes para uma dieta saudável. Eles mantêm o seu valor nutricional quando são congelados logo após a colheita, por isso estão disponíveis durante o ano inteiro. Se forem comprados frescos, esses vegetais perdem seu valor nutricional (e sabor) muito rapidamente. Consuma-os assim que possível ou congele-os por 1 ou 2 dias.

Quando você selecionar um milho, escolha um com cascas verdes, que são frias ao toque. Se estiverem sem a casca, selecione os que tiverem uma boa cor.

Para manter a qualidade máxima do milho fresco, caso você não possa servi-lo imediatamente, remova os grãos, envolva-os com plástico e refrigere-os. Um papel toalha úmido pode facilmente remover a seda do milho.

As ervilhas são grãos verdes translúcidos. Selecione os grãos frescos e finos, onde a sua borda é quase invisível. Mantenha as ervilhas refrigeradas em sacos plásticos e use-as rapidamente.

O sabor delicado do quiabo é melhor se você usar vegetais com 7,5 a 10 cm de comprimento com uma forte cor verde, firmes e sem machucados. Você pode quebrar as suas pontas facilmente com uma leve pressão.

Para amolecer as ervilhas, coloque os grãos em água fervente. As cascas vão se abrir, soltar as ervilhas e depois ficam flutuando.

Brássicas

O grupo das brássicas abrange o repolho chinês, brócolis, couve-de-bruxelas, repolho, couve-flor e couve.

Escolha brássicas com folhas de cores vivas e que não mostrem sinais de ressecamento.  Guarde-as no refrigerador e use-as o mais cedo possível. Para prepará-las, remova as hastes duras e folhas externas e enxágüe-as bem. Não cozinhe demais os vegetais. Eles não só vão se tornar moles, como vão perder rapidamente os nutrientes se forem cozidos por muito tempo.

Para assegurar um cozimento uniforme, corte os vegetais na direção do comprimento
Para assegurar um cozimento uniforme de pedaços de brócolis com mais de 2,5 cm de diâmetro, corte pedaços na direção do comprimento.

Para manter o sabor da couve-de-bruxelas, procure os brotos fechados com folhas verdes.

Acelere o tempo de cozimento da couve-de-bruxelas marcando um "X" com uma faca na parte inferior de cada um antes de colocá-lo na panela.

Para amolecer e tirar todas as folhas do repolho, remova as sementes e sua parte central dura; depois, congele-o por alguns dias. Ponha a cabeça do repolho dentro de uma grande bacia de água quente e, dessa forma, as folhas sairão.

Evite que o repolho vermelho se torne roxo durante o cozimento adicionando uma colher de sopa de vinagre à água quente.

Para reter a cor branca da couve-flor enquanto você o cozinha, adicione suco de metade de um limão ou lima à água fervente.

Nenhum comentário:

Postar um comentário