domingo, 12 de fevereiro de 2012

VEGETAIS: FRUTAS E FRUTOS...


Alguns tipos de vegetais são tecnicamente frutas, mas nós os consideramos vegetais. Isso inclui o abacate, uma grande variedade de pimentas, berinjelas e tomates. Eles são diferentes, mas têm uma característica em comum: são mais perecíveis do que a maioria dos vegetais.

Abacates

São ricos em vitaminas, especialmente vitamina C, mas também são ricos em gordura. A maioria dos abacates é vendida quando ainda está verde; e deve amadurecer para que a pele fique marrom e a polpa fique macia, mas não muito mole.
Para saber se o abacate está maduro, enfie um palito de dentes na extremidade da haste. Se o palito entrar e sair com facilidade, o abacate está pronto para ser consumido. Para acelerar o amadurecimento dos abacates, coloque-os dentro de um saco de papel marrom e coloque o papel em um lugar quente. Depois de maduro, você pode retardar o apodrecimento colocando-o no refrigerador.

Enfie um palito de dentes na extremidade da haste de um abacate para saber se ele está maduro

Retire a pele do abacate e remova o caroço antes de servir. A polpa escurece muito rápido. 

Para criar uma metade perfeita, corte o abacate pela metade no sentido do comprimento, separe as metades e retire o caroço com uma faca grande. O caroço sairá inteiro, com a faca. 

Para evitar que a metade não utilizada do abacate fique preta, coloque o caroço novamente antes de refrigerá-lo.


Pimentas


A diferença no sabor e ardência das pimentas depende do tipo de pimenta utilizada. As pimentas contêm óleos voláteis que podem queimar sua pele e irritar os olhos. Ao manuseá-las, é melhor utilizar luvas de borracha e evitar tocar na face e nos olhos. Lave a pele caso ela entre em contato com a pimenta.

Utilize luvas de borracha ao manusear as pimentas
As pimentas enlatadas devem ser lavadas com água fria antes de serem utilizadas. O sabor apimentado fica nas sementes e no líquido do enlatado.

Os fabricantes de pimentas enlatadas classificam o nível de sabor apimentado em uma escala de 1 a 200, sendo 1 o sabor mais brando. A pimenta jalapeno, que está apenas no nível 15 da escala, é quente o suficiente para queimar sua boca, encher os olhos de lágrimas e fazê-lo arrancar os cabelos.

As pimentas secas podem ser encontradas nos mercados especializados em comida mexicana, porto-riquenha e espanhola. As pimentas a seguir são as mais comuns: 

Pimentas ancho são grandes e têm um sabor que vai de suave a moderadamente picante.

Pimentas mulatas são geralmente maiores do que as anchos e têm um sabor mais forte.

Pimentas pasilla são mais finas, têm tamanho médio e coloração marrom-escura. O sabor vai de suave a picante e são vendidas secas ou em pó.

Pimenta chipotle tem uma cor vermelho-amarronzada e pele enrugada, é seca, defumada e geralmente enlatada. Ela é muito picante e tem um sabor distinto e defumado.


Berinjela


As berinjelas têm formatos, cores e tamanhos variados. A forma mais comum de berinjela é a roxo-escura. Quando você for comprar berinjelas, escolha uma que seja pesada e com pele firme, brilhante e com cores fortes. A haste deve ser verde brilhante -  pele opaca e pontos escuros são um sinal de envelhecimento. 

Refrigere as berinjelas em um saco plástico, sem lavá-las, por mais de cinco dias. Para remover o suco amargo antes de cozinhá-la, corte-a em fatias ou cubos. Coloque sal grosso ou sal kosher na berinjela e espalhe os pedaços, em diversas camadas de papel toalha, por 30 minutos. Lave as fatias ou cubos rapidamente em água fria corrente e bata-os para secar antes de cozinhar.



Pimentões



Os pimentões só tinham uma única cor: verde. Agora é fácil encontrar pimentões de cor amarela, vermelha, laranja e marrom. Além do visual atraente, cada um tem um gosto distinto. 

Pimentões verdes devem ter aparência fresca, firme, com polpa grossa e cor viva. Evite comprar pimentões que são muito moles e que têm aparência ruim. Mantenha-os frescos e úmidos e utilize-os depois de alguns dias. 

Pimentões vermelhos são simplesmente os verdes que amadureceram. Os pimentões vermelhos são ricos em vitamina C e também são uma fonte de vitamina A e potássio.

Os pimentões irão permanecer com uma cor verde viva se você passar óleo de salada ou óleo de oliva antes de recheá-los.

Para ganhar tempo, asse muitos pimentões vermelhos de uma vez com carvão de churrasco. Toste os pimentões em todos os lados e coloque-os em um saco plástico selado por 10 minutos. Utilize uma faca pequena e amolada ou os dedos para tirar a pele, hastes e sementes de cada pimentão. Fatie e armazene-os em uma vasilha no refrigerador. Eles serão conservados por diversas semanas e podem ser utilizados em pratos quentes, saladas ou como antepasto.

Para torrá-los no forno, coloque-os em uma cremalheira ou frigideira a uma distância de 7,5 a 12,5 cm da fonte de calor. Vire-os para que eles tostem igualmente em cada lado. Transfira-os para um saco plástico, sele o saco e deixe-os descansar por 15 a 20 minutos a fim de amolecer a pele. Remova as peles soltas com uma faca.


Tomates


De tomates-cereja a filés à parmegiana, os tomates devem ser selecionados de acordo com a sua cor e aroma. Os tomates não maduros podem ser posicionados, por alguns dias, em um local ensolarado, com a haste voltada para baixo. Eles ficarão mais macios e com melhor sabor. 

Armazene os tomates maduros em temperaturas baixas para evitar a perda de vitamina C. Lave-os antes de usá-los e remova qualquer haste existente.

Os tomates secos estão disponíveis no mercado e são de dois tipos. Os imersos em óleo são um pouco mais caros, mas podem ser utilizados imediatamente. O seco precisa ser umedecido antes de ser utilizado (consulte as informações na embalagem).
Para acelerar o amadurecimento, coloque uma maçã em um saco de papel junto com o tomate.

Para descascá-los, coloque-os um a um em uma panela de água fervente por cerca de 10 segundos (adicione mais 30 segundos se os tomates não estiverem completamente maduros). Imediatamente, coloque-os em uma tigela de água fria por 10 segundos. A pele sairá facilmente com uma faca. Não adicione mais de um tomate por vez na água. Isso fará com que a temperatura baixe rapidamente e os tomates vão cozinhar antes que as peles sejam removidas.

Para melhorar o sabor dos tomates cozidos, adicione uma pitada de açúcar na água


Vegetais folhosos 


A família dos vegetais folhosos inclui rúcula, chicória, escarola, alface de Boston, alface americana, radicchio, alface romana, sorrel, espinafre, acelga suíça e agrião.

Selecione vegetais folhosos com bordas definidas que não estejam secas. Os vegetais folhosos duram pouco tempo e devem ser consumidos em 2 ou 3 dias. Lave-os em água fria e seque-os com papel toalha. Se eles não forem consumidos imediatamente, refrigere-os com duas ou três toalhas de papel molhadas em sacos plásticos fechados para preservar a definição das folhas.
A alface dura mais tempo se o local onde está armazenado não for úmido. Para manter o compartimento seco, coloque algumas toalhas de papel ou esponjas secas para absorver o excesso de água.

Para retirar a cabeça da alface americana, retire as folhas externas. Segure a cabeça para baixo, bata-a no balcão da cozinha e levante e torça a alface.

Lave o espinafre, colocando-o em uma tigela de água 2 ou 3 vezes para tirar a areia.

Nenhum comentário:

Postar um comentário