domingo, 12 de fevereiro de 2012

RAÍZES, TUBÉRCULOS, BULBOS. E RIZOMAS


Aipim, mandioca ou macaxeira

Tubérculos 


Batatas, batatas-doces e inhame pertencem à família dos tubérculos. 

Selecione vegetais firmes, limpos e lisos. Eles devem ter um formato razoável sem cortes ou machucados. Evite tubérculos verdes e com brotos. 

Armazene os tubérculos em um local frio e escuro. Não os coloque no refrigerador. Proteja-os da luz, que pode fazer com que eles percam vitamina C.

A exposição ao ar deixa as batatas com cascas pretas, então, se você quiser tirar as cascas depois, coloque-as na água e dentro do refrigerador.

Para tirar a casca rapidamente, ferva-as e depois jogue-as na água fria. A pele sairá facilmente.

Para firmar batatas cruas que se tornaram moles, coloque-as na água gelada por 30 minutos.

Se você tiver de cozinhar as batatas rapidamente, utilize palitos. Insira um palito no comprimento de cada batata. Ela vai aquecer rapidamente e o calor irradia por dentro - dessa forma, o tempo de cozimento decresce em 15 minutos.



Bulbo de vegetais 


Os bulbos de vegetais são normalmente utilizados para temperar outros alimentos. 

As cebolinhas verdes são utilizadas cruas ou levemente cozidas. 

O alho-poró, da família das cebolas, adiciona um sabor suave e distinto às receitas.

 As chalotas, espécie de cruzamento entre alhos e cebolas, têm um sabor bastante suave. O nome "cebola", na verdade, se refere a uma grande variedade de cebolas (perolada, branca, vermelha, amarela, espanhola e vidália, um tipo doce de cebola). 

A maneira mais fácil e rápida de descascar uma réstia de alho é podar as extremidades e esmagar as réstias com o fundo de uma panela pesada ou o lado cego de uma grande faca. A pele será removida facilmente.

Evite queimar alho, já que o seu sabor se torna muito amargo.

Escolha alho-poró com copas frescas de não mais de 2,5 cm de diâmetro.


Raízes 


As raízes (beterrabas, cenouras, rabanetes, couve-nabo e nabo) são uma ótima fonte de vitamina A, além de conter outras vitaminas e ferro. Provavelmente, as cenouras são a raiz mais popular dos Estados Unidos. Elas estão disponíveis o ano inteiro, são fáceis de estocar, podem ser consumidas cruas ou cozidas e são versáteis. Você pode usar as cenouras em saladas, ensopados e até bolos. 

Compre as raízes frescas e evite aquelas que têm qualquer ruga. As raízes novas e pequenas só precisam ser esfregadas para serem consumidas ou cozidas. As raízes maiores devem ser raspadas.

Para manter a cor da beterraba durante o cozimento, deixe 2,5 cm da haste e adicione algumas colheres de vinagre à água.

Quando comprar cenouras, verifique se a sua cor é um forte laranja e se elas têm um formato bom. Se você comprar cenouras que não estão empacotadas, verifique se o topo é bem verde e se as raízes têm cor forte.

O topo das cenouras pode conter misturas de vegetais durante o armazenamento, por isso corte-os antes de refrigerá-las.

Para limpar o alho-poró, faça dois cortes perpendiculares de cerca de 7,5 cm, da raiz até a haste. Lave os vegetais em água corrente.

Cebolas brancas e frescas descascam rapidamente se você colocá-las em água fervente por 1 ou 2 minutos.


Brotos e Grãos Germinados



No mundo inteiro, a alimentação viva vem sendo resgatada e servindo como eficaz ferramenta para recuperação e promoção da saúde. 

No passado, o alimento não cozido era muito mais usual, senão o principal modo de servir-se as mesas de comunidades cristãs-essênias e de muitos outros povos que assim o utilizaram. 

Hoje é possível desenvolvermos em casa essa cultura que em pouco tempo mostrará seus resultados positivos principalmente na vida de nossos filhos. 

A produção caseira de brotos e grãos germinados, pelo fornecimento ostensivo de energia vital e grande quantidade de nutrientes essenciais, é tão importante para famílias e comunidades como tomar água, dormir e respirar. Comecemos, entretanto, distinguindo didaticamente a diferença entre brotos e grãos germinados:

O broto é o estágio avançado de germinação inicial da semente. Normalmente os brotos têm entre 8 cm e 10 cm de altura e apresentam folhas definidas. 

O grão germinado, como já dissemos, é o momento inicial quando apenas uma pequena haste aparece. 


O Preparo Caseiro do Broto



Para a produção é necessária uma pequena estrutura composta de peneira côncava, bacia média, caixas plásticas quadradas medindo, no máximo, 5 cm. de altura, aspersor para água e terra preta orgânica.

Para iniciarmos o preparo caseiro de brotos ou grãos germinados, as sementes devem ficar de molho durante 24 horas. Costumamos deixá-las na pia da cozinha, dentro da bacia, cobertas com um pano limpo para evitar eventual invasão de insetos. Após esse período, você deve lavar as sementes utilizando a peneira que deve ser côncava semelhante a uma concha. Então, é só continuar lavando (irrigando sua micro horta!) diariamente sem necessidade de tirar os grãos da peneira, não se esquecendo de utilizar um pano escuro para evitar insetos e imitar o escurinho da terra. 

 Entre quatro e sete dias a maioria das sementes germina e sua plantação caseira chega ao período de colheita. Veja as vantagens dessa técnica: 

Rapidez no preparo, 

Baixo custo, 

Dispensa agrotóxicos e fertilizantes, 

Aproveitamento de pequenos espaços domésticos, 

Possibilidade de grande variação de culturas e fornecimento de altas doses de energia vital, ou seja, vida. 

Os brotos e grãos germinados são as fases mais ricas em nutrientes no desenvolvimento vegetal. Eles são facilmente digeridos e assimilados e correspondem em suas características fisiológicas a um processo pré-digestivo pelo qual as proteínas são decompostas em aminoácidos, os carboidratos complexos em açúcares simples e as gorduras em ácidos graxos. 

Há também o aumento da presença de minerais, enzimas, fitormônios e antibióticos naturais. 


Nenhum comentário:

Postar um comentário