segunda-feira, 13 de fevereiro de 2012

PAULINO DE ALMEIDA (meu tio)



PAULINO DE ALMEIDA, mais popularmente conhecido como "Paulininho Capricho" era o caçula de meus avós, que desejavam vê-lo padre e, para isto, com o apoio dos Capuchinhos foi enviado para o Seminário Menor de Salvador, na Bahia, onde estudou até o curso de filosofia, preferindo interrompê-lo para retornar a Itambacuri tão logo seu pai adoeceu e veio imediatamente a falecer. Contudo, continuou assíduo católico e pela sua erudição contribuía na formação dos jovens estudantes locais e era o orador oficial de todas as cerimônias sacras, cívicas e profanas, sendo excelentes os escritos por ele deixados inéditos. 


Nasceu em Itambacuri, em    /     /      e faleceu nessa mesma cidade em     /     /     .


Quando faleceu era o titular do Cartório Criminal e Escrivão do Tribunal do Júri. Possuía uma vasta cultura humanística e de prática forense jurídica, cabedal a que se recorriam advogados militantes na comarca, assim como os próprios juízes e promotores de justiça que tinham nele um confiável e abalizado conselheiro.


PAULINO era alegre e atencioso. Sua figura paternal inspirava carinho e confiança a todos que o conhecia. Frequentador importante do meio social, onde era bem recebido e cortejado, fazia sucesso entre os dançarinos pela sua cultura, seu bom gosto no vestir e no se exibir como bom "pé de valsa".


Seu repentino falecimento deixou consternada toda a população e a sua memória é um dos orgulhos de toda a família Almeida.




Nesse foto, tirada no antigo e famoso "BAR NIGH & DAY", os amigos SEBASTIM, BERABA, FABIANO OTONI E PAULINO ALMEIDA. (Para ampliar a imagem, clique sobre a foto com o ponteiro do mouse)

Nenhum comentário:

Postar um comentário