domingo, 12 de fevereiro de 2012

MAIS ALGUMAS DICAS IMPORTANTES


DICAS IMPORTANTES -


Para tirar a pele e as sementes do tomate maduro, antes faça incisões nas extremidades do fruto. Depois, com um pegador (pinça,) afogue cada tomate, um a um, em água fervente, por 5 segundos, retirando-o imediatamente fazendo o mesmo em uma vasilha com água bem gelada, para se obter o choque térmico. Tira-se, então, com muita facilidade toda a película. Divida o tomate, já sem a pele, em duas partes e remova todas as sementes, Com uma faca afiada pique-o em cubinhos a serem adicionados no recheio da torta.

Nunca quebre a casca do ovo lançando a clara e a gema diretamente à mistura que você vai processar. Antes examine o seu estado, estalando um a um, fazendo-o em uma tigela (de preferência transparente e seca), um de cada vez. Assim evita-se perder toda a massa se algum dos ovos estiver deteriorado.

Não jogue fora a água fervente onde tenha processado couve-flor, cenoura, repolho ou qualquer outra folhosa. Aproveite-a no preparo do arroz e do feijão, por ser rica em minerais e vitaminas.

A abóbora dever ser cozida e consumida com casca e tudo. A casca e as sementes são as partes mais ricas desse legume, contendo colágeno.
Também não se deve dispensar a semente do mamão maduro e esta fruta, antes de amadurecer, pode ser utilizada como “quibebe”, o qual, sendo delicioso guisado – preparado com tomatinho cereja, pimenta-do-reino e torresmos- oferece incrível gama de vitaminas, fibras e propriedades digestivas e cicatrizantes por conter papaína.
Um dos vegetais mais benéficos ao homem é o INHAME, que além de tudo é super delicioso quando levado à mesa no formato de ensopado ou consumido, como sobremesa, cozido apenas na água pura e depois servido com café, requeijão, chocolate ou no meio do mel, da geléia, doce-de-leite ou melado de cana.

Ao fazer compras, adquira produtos regionais e próprias da época que são mais em conta. Frutas, verduras e legumes muito grandes e vistosos podem estar escondendo o uso de pesticidas e agrotóxicos usados em exagero na lavoura de seu cultivo
Sempre há boas opções de oferta de alguns produtos, pouco conhecidos ou mesmo subestimados, que substituem –  até com vantagens adicionais -  alguns produtos como couve, tomate, cenoura, chuchu, alface e pimentão que desaparecem repentinamente  das feiras e prateleiras quando o tempo está chuvoso. Nesse caso, utilize o repolho, a rúcula, a taioba e o pequi (resistentes aos pingos de chuva), ou o ora-pro-nobis, a beldroega, a língua-de-vaca e o cariru (ou João Gomes), estes últimos que são vegetais espontâneos e que se tornam abundantes justamente durante o verão, nascendo em margens de córregos e rios, quintais, lotes vagos e beira de estradas, mas que apresentam agradável sabor e as melhores propriedades nutritivas para o corpo humano.
Uma iguaria que é internacionalmente apreciada é “Romeu e Julieta”, indispensável nos banquetes reais das mais ricas e exigentes cortes européias: trata-se do nosso humilde e tradicional queijo (ou requeijão moreno) com goiabada ou marmelada.
O figo, o mamão-verde, o limãozinho e a laranja da terra são ingredientes principais das mais finas compotas servidas em caríssimos bufês de recepções e hotelaria.

O nosso delicioso licor de jenipapo, feito de açúcar mascavo e boa cachaça da roça, ao lado dos “cointreau”, “amarullas” “barleys e “sambucas”, figura entre os aperitivos mais requintados da gastronomia universal.

Não constitui qualquer “gafe”ou falta de educação o fato de se usar os dedos da mão – e não talheres – para bem apreciar carnes servidas sem a retirada prévia do osso (frango assado ou refogado, principalmente). Para esta possibilidade, deixe sempre à mão uma boa disponibilidade de guardanapos de papel.

Não é frescura ou afetação colocar corretamente, em cada seu lugar, os pratos, os talheres, os copos, as baixelas, as terrinas e demais componentes necessários a um razoável serviço de mesa.

Não é aconselhável servir-se, durante as refeições, qualquer tipo de refrigerante ou outra bebida engarrafada, com exceção do bom Vinho do Porto cuja garrafa pode ficar disponibilizada ao lado do azeite, sendo que outras bebidas, mesmo água gelada, vinhos, licores, sucos, cervejas  e aperitivos (ou mesmo refrigerantes), colocados previamente em jarras, devem ser servidos à parte, algumas discretamente, antes ou depois do serviço de mesa.

Mesmo no cotidiano, é sagrado o uso de toalhas e o centro da mesa, assim como todo ambiente da refeição, devem estar asseados e amplamente decorado com alfaias, compoteiras, arranjos de plantas e jarros de flores naturais, além de cestas contendo frutas da estação em abundância e variedade colocadas para o livre acesso dos presentes.

É sempre aconselhável não se trazer para o ambiente de refeição os assuntos do trabalho, da escola, do clube ou de temas do noticiário, mesmo aqueles mais domésticos, evitando-se, ao máximo, as situações que possam causar discussão, polêmica ou tumulto. Esse momento é tão importante, para o ser humano, que existem leis que determinam às autoridades proibirem a seus agentes que, salvo em casos excepcionais, interrompam a refeição de qualquer pessoa para ser presa, intimada, interrogada, interpelada ou julgada.

Alimentar-se bem não é luxo. 

É necessidade.

FAÇA DO ALIMENTO O SEU REMÉDIO.
Não do remédio o seu alimento.

Gaste bem o seu rico e custoso dinheirinho, quando for à  feira, ao "rancho", ao mercado, à venda ou ao sacolão, para diminuir sua despesa na farmácia e no consultório médico.

Nenhum comentário:

Postar um comentário