domingo, 12 de fevereiro de 2012



INHAME 
- Alimento versátil

O inhame é considerado um poderoso depurativo do sangue.  Segundo pesquisa, é recomendado na prevenção de malária, febre amarela e dengue.

Cru, assado, cozido ou em forma de sopas, purês e pastas. A mesma versatilidade, que faz do inhame um alimento de fácil preparo, pode ser atribuída às suas qualidades terapêuticas. Classificado como funcional, já que previne doenças crônico-degenerativas, o inhame é rico em amido, betacaroteno, vitaminas C e do complexo B. Ele ainda contém cálcio, ferro e fósforo.

Em termos medicinais, o inhame é considerado um poderoso depurativo do sangue e, de acordo com o Estudo Nacional da Despesa Familiar realizado pelo IBGE, é recomendado e também usado na prevenção da malária, dengue e febre amarela. Ele fortalece o sistema imunológico e, nas mulheres, aumenta a fertilidade, já que contém fitoestrógenos (hormônios vegetais), importantes no climatério e na menopausa.

Segundo 
Edson Credidio, médico nutrólogo, diretor da Associação Brasileira de Nutrologia (Abran) e doutorando em ciências de alimentos na Universidade de Campinas (Unicamp), trata-se de um alimento poderoso que realmente pode ser um aliado nesses tempos de epidemia de dengue. “Além disso, melhora a incidência de acne, abscessos, previne doenças renais, auxilia na prevenção do câncer, desintoxica, melhora as crises de gota, reumatismo e sinusite, entre outros males”, lista o especialista.

Sônia Hirschi, também especialista em medicina natural, recomenda o uso do inhame como forma natural de tratar a dengue. “Mas tem que ser o inhame chinês, pequeno e cabeludo, marronzinho por fora, com a pele variando de roxo a branco. Os outros não têm o mesmo poder curativo do inhaminho”, alerta.

Não é de hoje que o inhame é usado para tratar males da população. No começo do século 20, de acordo com Sônia, já se usava elixir de inhame para tratar sífilis. “Ele faz as impurezas do sangue saírem pela pele, rins e intestinos”, afirma. “Tomar inhame batido com água, várias vezes ao dia, é um excelente remédio contra a prisão de ventre. Os médicos orientais recomendam comer inhame para fortificar os gânglios linfáticos, que são os postos avançados de defesa do sistema imunológico.

No caso da dengue, a presença do inhame no sangue permite uma reação imediata do organismo à invasão do mosquito, neutralizando o agente causador da doença, antes que ele se espalhe pelo corpo.

Com a vantagem de ser um produto nativo do Brasil, ele se adapta a qualquer lugar úmido. Todas as partes do vegetal podem ser consumidas: o tubérculo, as folhas e os talos. O tubérculo, comum em supermercados, pode ser consumido cozido, como uma alternativa à batata, ou na forma de purês e sopas cremosas.

Credidio explica que, mantendo a casca na cocção (cozimento sob calor seco), nutrientes como vitaminas e minerais hidrossolúveis não se perdem.

Nenhum comentário:

Postar um comentário