domingo, 12 de fevereiro de 2012

FÍGADO BOVINO



BIFE DE FÍGADO ACEBOLADO


Tipo de Culinária: Culinária PopularCategoria: Pratos PrincipaisSubcategorias: CarnesRendimento: 4 porções
- 600 gr de fígado bovino em bifes
- Sal, o quanto baste
- 1 dente de alho amassado
- 3 colheres (sopa) de vinagre branco
- 1 unidade de 
cebola picada) 
- 3 colheres (sopa) de óleo de soja


Tempere os bifes com sal, alho e 2 colheres (sopa) de vinagre. Deixe pegar gosto por aproximadamente 20 minutos. Aqueça bem a frigideira e coloque 2 colheres (sopa) de óleo. Atenção, pois a frigideira deve estar bem quente, mesmo. Coloque o bife. Bifes de fígado, como quaisquer outros bifes, não devem fritar demais, pois ficarão ressecados então, frite de um lado e quando vir que já está moreninho, vire. Não fique virando de um lado para outro, a toda hora. Vire, de preferência, só uma vez. Dourando o outro lado, já está bom. Antes de colocar outro bife, veja se o óleo da frigideira é suficiente. Se precisar, ponha mais um pouquinho. Depois que todos os bifes estiverem fritos, junte um pouco mais de óleo na frigideira e acrescente a cebola fatiada Dê uma mexida, junte uma colher de vinagre branco. Frite mais um pouco, com atenção, para que as cebolas fiquem douradas, mas não murchas, pois são gostosas ainda crocantes.

TUDO BEM:, a receita parece estar completa, mas falta o “pulo do gato”, a providência indispensável que nem sempre é ensinada pelos cozinheiros: O preparo prévio dos bifes, que não devem ser apenas fatiados sem antes ser removida, completamente, a membrana bem fina que envolve essa glândula bovina. Se não for tomada esta providência o bife, por mais que seja grelhado ou frito, ficará cada vez mais escuro e com o sabor amargo.

Também, não se esquecer de, ao temperar os bifes de fígado, o que deve ser feito um pouco antes da fritura, cortar um tomate ao meio e esfregar, com certa firmeza, de ambos os lados: isso cria uma camada que mantém a maciez do bife.

Obs.  O Preparo do fígado bovino, começa já na hora de você comprá-lo no açougue. Peça ao açougueiro se é possível retirar toda a aponeurose das peças (é aquele nervo branco). Há, também, uma película que recobre parte das peças do fígado, peça para retirá-la. Peça para o açougueiro cortar os pedaços em forma de pequenos bifes (fritam mais depressa e o tempero será absorvido de maneira uniforme). Tempere-os com sal e suco de limão, somente isso. ( 1 limão para 1 kg de fígado ). Fica muito gostoso. Se você fritá-los em óleo de soja fica gostoso, mas ficará muito mais gostoso em óleo de milho. Experimente, fazê-los à milanesa, que é um verdadeiro prato para reis!

Nenhum comentário:

Postar um comentário