domingo, 12 de fevereiro de 2012

CHURRASCO DO DIA SEGUINTE


Churrasco do dia seguinte, aproveitado no CARRETEIRO-

Churrasco, aqui em Minas, não tem nada de barbecue: assamos a carne no carvão e comemos sem muita frescura, acompanhada por folhas verdes e cerveja gelada. 

Bem, uma saladinha de batata com maionese também é um clássico. Aqui em casa, fazemos preferencialmente com vazio (fraldinha), maminha, entrecot e salsichão. Pão com alho, cebolas e pimentões assados também são muito bem-vindos.

O churrasco vira sempre várias coisitas gostosas no dia seguinte. Todas as famílias gaúchas tem suas receitas para o reaproveitamento da carne que sobrou: minha amiga Dona Alda Potter Issler (gaucha que morou muito tempo em Ijuí –RS e também em Minas Novas-MG), faz carreteiros, e croquetes maravilhosos e também prepara até sopas incríveis de boas.

A única unanimidade entre todas as moças e rapazes lá dos Pampas, bem prendados, é o arroz de carreteiro. 

A receita tradicional pede charque, mas quem se importa?

 A carne de churrasco, provavelmente, já é muito mais usada para elaborá-lo do que qualquer outra disponível. 

Vou acrescentar que o resultado é bem similar (senão idêntico) com uma carne bem tostadinha assada no forno.

Espero não ofender nenhum tradicionalista, mas fiz várias alterações na receita e o meu carreteiro é preparado assim: refoque no óleo três dentes de alho, uma cebola picada em quadrados pequenos e um pimentão verde. Acrescente duas xícaras da carne picada (pode misturar mais de um tipo - fica ótimo), se tiver um pedacinho de gordura, tanto melhor: espere ela tostar e liberar um pouco de suco. Agora é hora de colocar uma xícara de arroz comum, tipo cateto, e deixá-lo refogar um pouco na mistura.

Acrescente, então, um tomate picado sem pele e sem semente. Deixe fritar bem e desmanchar um pouco. Em seguida, despeje duas xícaras e meia de água fervente e tampe a panela. Mexa de vez em quando e, no final do cozimento, acrescente um punhado de salsa e cebolinha picada.

O arroz deve ficar molhadinho e bem cozido. Se for preciso, adicione mais água para não secar. Como a carne é assada com sal grosso, este condimento é totalmente dispensável. Mas vale colocar uma boa pitada de pimenta do reino.


Nenhum comentário:

Postar um comentário