domingo, 12 de fevereiro de 2012

BOAS MANEIRAS À MESA - II


Não constitui qualquer “gafe”ou falta de educação o fato de se usar os dedos da mão – e não talheres – para bem apreciar carnes servidas sem a retirada prévia do osso (frango assado ou refogado, principalmente). Para esta possibilidade, deixe sempre à mão uma boa disponibilidade de guardanapos de papel.

Não é frescura ou afetação colocar corretamente, em cada seu lugar, os pratos, os talheres, os copos, as baixelas, as terrinas e demais componentes necessários a um razoável serviço de mesa.

Não é aconselhável servir-se, durante as refeições, qualquer tipo de refrigerante ou outra bebida engarrafada, com exceção do bom Vinho do Porto cuja garrafa pode ficar disponibilizada ao lado do azeite, sendo que outras bebidas, mesmo água gelada, vinhos, licores, sucos, cervejas  e aperitivos (ou mesmo refrigerantes), colocados previamente em jarras, devem ser servidos à parte, algumas discretamente, antes ou depois do serviço de mesa.

Mesmo no cotidiano, é sagrado o uso de toalhas e o centro da mesa, assim como todo ambiente da refeição, devem estar asseados e amplamente decorado com alfaias, compoteiras, arranjos de plantas e jarros de flores naturais, além de cestas contendo frutas da estação em abundância e variedade colocadas para o livre acesso dos presentes.

É sempre aconselhável não se trazer para o ambiente de refeição os assuntos do trabalho, da escola, do clube ou de temas do noticiário, mesmo aqueles mais domésticos, evitando-se, ao máximo, as situações que possam causar discussão, polêmica ou tumulto. Esse momento é tão importante, para o ser humano, que existem leis que determinam às autoridades proibirem a seus agentes que, salvo em casos excepcionais, interrompam a refeição de qualquer pessoa para ser presa, intimada, interrogada, interpelada ou julgada.

Alimentar-se bem não é luxo. 

É necessidade.

FAÇA DO ALIMENTO O SEU REMÉDIO.
Não do remédio o seu alimento.

Gaste bem o seu dinheiro na feira e no sacolão, para diminuir sua despesa na farmácia.


Nenhum comentário:

Postar um comentário