domingo, 12 de fevereiro de 2012

AZEITE


Azeite
O que ocorre ao vinho é suscetível ao azeite. A produção de azeites é extremamente dependente de fatores como a época da colheita, o clima, o solo e etapas de processamento do produto. Tipos de azeitonas como a picual, arbequina (Espanha) e koroneiki (grega) dão origem aos varietais cultivados a partir de regiões demarcadas.
Após criteriosa avaliação técnica onde aroma e sabor e aspectos químicos, que indicarão a acidez do azeite, demonstrará itens relevantes para a definição de tipos de azeites. A acidez, que não tem relação direta com o sabor, será determinante para a classificação dos azeites em extra-virgem, virgem e azeite de oliva.
Tipos de azeites

Extra-virgem – Extraído de primeira pressão e a frio .O extravirgem notabiliza se pela acidez menor 0,8%. Tem a maior concentração de antioxidantes, que são responsáveis pelo desaceleração do processo de envelhecimento e auxiliam na prevenção de enfermidades cardiovasculares e o câncer. Para usufruir das propriedades benéficas do extravirgem é extremamente necessário a utilização do produto in natura, sem aquecimento. Para arremate de receitas e com alimentos crus.

Virgem – Sua acidez oscila entre 0,8% e 2%.

Azeite de oliva – É o azeite refinado e acrescido de azeite virgem com acidez aproximada de até 1%.

Harmonização de azeites

O gosto pessoal é determinante na combinação de pratos e azeites. Recomenda-se a degustação do azeite puro para uma breve percepção de sabores e aprimoramento do paladar. Ainda assim é possível situar algumas combinações feitas por especialistas. É possível notar o diferencial que o azeite assinala tanto no pré preparo (marinadas) , como para ressaltar o sabor das refeições.

Azeites frutados, florais e frescos -são indicados para compor saladas, molhos, peixes, carnes brancas, risotos e sobremesa.
Azeites herbáceos – melhoram pratos de vegetais crus ou cozidos, massa e molhos.
Azeites intensos(amargos e picantes) – harmonizam-se com pratos encorpados e fortes, molhos, carnes vermelhas, assados, cozidos e ensopados.
Conservação

Recomenda-se manter o azeite em locais escuros e arejados. Pois em condições adversa de armazenamento e com luminosidade excessiva o azeite perde propriedades nutritivas e tem sabor alterado para o consumo. Recomenda-se consumo mais breve possível por se tratar de produto vivo, embora a validade média seja de 3 anos. Quando em garrafas, as bem escuras são as melhores indicadas para sua conserva por mais tempo. No passado o azeite era conservado em odres (um tipo de saco feito de couro de animais).

Nenhum comentário:

Postar um comentário